Entry: A copla de assoviar solito 12.8.12



Meu pai me mandou um presente esta noite





(Texto de 2 de agosto de 2011)
Estava pesquisando o significado de uma palavra, e acabei descobrindo esta música. Estranho que eu achava que conhecia todas músicas do Luiz Carlos Borges. Mas esta caiu do céu. E é antiga, mas parece que de repente ela foi criada, num passe de mágica, pra me presentear. É a cara dele. Dificil em tão poucas palavras transmitir tão bem a essência de uma pessoa. Comecei a ouvir e me arrepiei e emocionei do começo ao fim. Era a presença dele, quase materializada. Era um aconchego, um carinho, um aceno.





NESTE LINK TEM A LETRA E A MÚSICA PRA OUVIR


E explicando a música...

Volta e meia, se ouvia ele assobiando. E bem como conta na música: andando por aí, trabalhando no pátio da casa ou na xacra. Ou seja, nos momentos que são razões pra estar vivo. Assobios pra si, se entretendo com as árvores, os pássaros, tatus lebres e cães. E a família curtindo aquele som doce vindo de longe... Mantra espontâneo e ingênuo, como as amizades devem ser.

A musica canta literalmente como fazia meu pai (assobiava, mas quase que só quando tava sozinho), e como eu sentia e sinto este passado hoje. Ouço a música e é como se ouvisse ele caminhando, voltando do mato, igual um passarinho...
O som, pra criança, era como ser pego no colo quentinho e protetor do pai. Era harmonia, era serenidade, era a maior paz. Era aquilo que só um pai de verdade transmite - diferente de tantos pais que tenho visto por aí ultimamente, que não se ligam coração-coração com o filho.

Quando sonhamos, sentimos o que se passa como se fosse real. Quando ouço certos assobios, sinto a presença dele, real.
Um assobio campo afora - ou mesmo numa caixa de som- me faz sentir ele tanto quanto um retrato. Aliás, até mais intensamente que uma foto pode ser...

   1 comments

thesis editing service
July 26, 2016   04:47 AM PDT
 
A special thanks for this wonderful video. I like all your articles. I want to say that you really very talented blogger. I will recommend this blog for my friends!

Leave a Comment:

Name


Homepage (optional)


Comments